LOCKDOWN DE REPARTIÇÕES PÚBLICAS NO MARANHÃO
O governador Flávio Dino anunciou novo decreto no último dia (3), as novas medidas de segurança de combate ao COVID-19, terá, duração de 10 dias, a começa do deste dia 5 até o dia 14 de março, direcionado ao setor público e privado.
O decreto suspende festas e eventos em todo Maranhão, suspende o expediente presencial do serviço público estadual, enfatizou que as entidades empresariais cobraram mais rigor na fiscalização a estabelecimentos comerciais inclusive com interdição em caso de descumprimento.
Está previsto um auxilio no valor de R$ 1.500,00, direcionado a artistas maranhenses, serão mil vagas, medida que vai amenizar os prejuízos a categoria com a suspensão de eventos.
FECHAMENTO DO DETRAN-MA AFETARÁ ARRECADAÇÃO MUNICIPAIS
O fechamento do departamento de trânsito do estado do Maranhão poderá afetar o setor automobilístico em todo estado, o novo decreto que não permite atendimento ao público poderá ocasionar férias coletivas e até demissões, aumentando o índice de desemprego, com a extinção do DUT – Documento Único de Transferência ou CRV – Certificado de Registro do Veículo, o funcionamento do DETRAN/MA se faz necessário. A falta de entrega dos documentos também é um fator prejudicial já que o código para impressão do CRLV-e está em poder do órgão que omiti a informação gerando filas de atendimento para emissão do mesmo.
O decreto do governador Flavio Dino, estimula a redução da arrecadação e aumento do desemprego, o decreto afirma que órgãos essenciais funcionariam, o que parece não ser como o governador afirmou.
Em Açailândia o 11º CIRETRAN, tem oferecido um péssimo serviço, com várias denuncias na ouvidoria. A instituição teve a presença do diretor, dois funcionários públicos concursados, dois estagiários e uma contratada para fazer serviços internos, neste primeiro dia de decreto, as reclamações de usuários acabaram marcando o dia, já que o agendamento de atendimento está em uma fila de 15 dias aproximadamente.
O PROCON que em nosso município parece não existe e nem no estado do Maranhão, não consegue resolver os simples casos de filas de esperas, como também parece não se importar com os problemas do sistema do DETRAN/MA.
Em Açailândia, serviços que deveriam levar 1 dia chega a 3, a reclamações são gerais e nada é feito para melhorias, sem falar que o site da instituição vai de mal a pior, teve a prorrogação de prazo de pagamento com desconto até o final de março, porém o site continua com mesmos erros, proprietários de veículos estavam agendando atendimentos na unidade local em meio a dificuldade de gerar boleto das taxas de responsabilidade do DETRAN/MA, agora deverá espera 10 dias, até voltar o atendimento.
Diante da novela que se tornou o DETRAN/MA, o 11º CIRETRAN está rodeado de boatos que vai de sua mudança de endereço, até manobras para favorecer aliados.
Chegou à redação do Blog do Marcio Morais, a informação que a unidade do DETRAN/MA em Açailândia, mudaria de endereço, segundo o nosso informante, a mudança aconteceria está semana, silenciosamente, para não atrapalhar os planos do grupo político que está a frente do 11º CIRETRAN de Açailândia.
Imagem abril de 2020 |
Entenda o caso!
Em abril de 2020, ouve uma repercussão negativa referente a mudança de endereço, o local indicado pelo diretor do 11º CIRETRAN José Félix, indicado ao cargo pelo deputado estadual pastor José Alves Cavalcante, seria um prédio onde funcionou seu comitê, pertencente a um dos pastores de sua confiança.
Em busca de informações o blog descobriu que não passa de boatos, que o prédio já foi vistoriado, e não se enquadrou nos requisitos de segurança necessários para comportar a unidade do 11º CIRETRAN.
Também descobrimos que segundo informações, dois pontos comerciais, não foram vistoriados devido o diretor está ausente, e não acompanhar os vistoriadores em outros prédios, Comenta-se, que na tentativa de forçar a aprovação do estabelecimento onde funcionou o comitê do deputado, o diretor, estrategicamente teria se ausentado da cidade e os vistoriadores não teriam conseguido fazer o in loco nos demais prédios.
O diretor José Félix fez algumas mudanças a frente da unidade, uma delas, é que a partir desta semana (1) o usuário (normal), não poderá adentrar com acompanhantes. A medida seria para evitar que despachante utilizem indevidamente o atendimento, destinado ao público especifico.
O aumento do número de pessoas atendidas no setor nos últimos dias, motivou o diretor criar medidas restritivas, diminuindo a fila de espera nos agendamentos do setor. Enquanto isso o setor destinado aos despachantes está em uma fila que ultrapassa 15 dias de espera.
Também solicitou para 11º CIRETRAN de Açailândia a vistoria eletrônica, seremos a primeiro unidade do DETRAN/MA, a instalar o novo sistema de vistorias, segundo informações colhidas, o atendimento funcionará 60 dias em fase de teste sem acréscimo de custo, depois será reajustado para uma taxa que poderá chegar a 120 reais. Hoje o valor de uma vistoria, custa 30 reais com validade de 30 dias. Com a paralisação do atendimento, provavelmente ao retornar já deveremos está funcionando com o novo sistema.
A classe de despachantes deverá sofrer impactos econômicos, mediante os novos procedimentos, se os reajustes de preços realmente acontecerem, será um aumento de 300%, valor de um serviço prestado pela classe. Em outros estados já existe o sistema eletrônico de vistoria, com uma diferença, existe concorrência direta, situação essa não proporcionada em Açailândia. Caso o sistema venha funcionar.
Por
Marcio Morais
Comentários
Postar um comentário